ENTREVISTA: Etienne Blanchard

ettienne em primeiro plano

---
Etienne, vamos começar falando sobre a sua trajetória de poeta até aqui. Tem livro (s) publicado (s) ou pronto pra ser publicado (s)? Publicou onde teus poemas, revistas, jornais, concursos, internet?
sim tenho 4 a carruagem branca 1997, corag- terres du dehors- caractères, paris, 2000- a serpente, calábria, 2002 e o último oficial, com os poets, lya luft, moacyr scliar, bel zielinski, donaldo schüller, etc paz , um vôo possível. fora folhas e páginas e livros não oficiais ... ganhei um prêmio no primeiro dado por nina de almeida, a mim e à atriz carmem silva. tenho um outro que já vendi um pouco páginas grampeadas - a serpente 2...


Ser poeta é mais talento ou esforço? Descobriu-se ou inventou-se poeta?
é mais esforço. o velho dito : p cada 1000 páginas q tu leias, escreva uma palavra.


Quais livros (poesia e/ou prosa) fizeram parte da tua formação?
bruce chatwin, baudelaire, st-perse, bandeira, drummond, pessoa, nicolas bouvier, anaís nin, florbela espanca, artaud , rimbaud, quintana, mário de sá carneiro, kosynski, bukowski, éluard, verlaine, os poetas do rock, dylan, dylan thomas, walt whitman, são tantos e tantas , eskeço muitos.


Teve/tem algum incentivador? Quem?
sim vários, direta ou indiretamente, minha mãe , irmã, tia, família, frank demmateïs com quem tenho um cd , eskeci de falar , com banda - estrada, la route tzigane, arb, 2000. armindo trevisan, nina de almeida, eduardo veras,fachinelli, o saudoso, a saudosa tânia carvalhal, etc etc. são TANTOS(AS) MAIS UMA VEZ.


Com o que se inspira para escrever? O que é matéria para a tua poesia?
O SOL, ALUA, as palavras, os livros, a música, o espírito, AS VIAGENS, etc.


Costuma começar pelo primeiro ou pelo último verso? Qual deles é o mais difícil? O que detona o poema?
o primeiro, às vezes vem tudo de uma vez, de tanto ler, vc tem um código para psicografar- como diria pessoa- anjos e demônios.


Há idéias ou imagens que te perseguem, que ficam grudadas no teu juiízo algum tempo?
sim, claro, mas tento anotar imediatamente. baudelaire falou 90% do gênio é botar uma idéia em prática IMEDIATAMENTE.


Qual é a tua relação com a cidade onde mora, porto alegre? No que isso influencia a tua poética e se manifesta no que tu escreves?
na serpente o livro -prosa- acaba num quarto, depois de uma meia volta ao mundo quase. porto alegre é um porto, de onde saem os navios da alma, por onde passam marinheiros(as) angélicos , seráficos, demoníacos também.


Como define a tua poesia? Como caracterizaria tuas principais ambições estéticas?
um poema que tivesse as imagens das musas de meus sonhos e que saciasse a fome e a sede & o saber & a ambição mesmo & os mistérios & a sede de desconhecido. a utopia.


Tu identificas uma geração literária hoje, ou um grupo de poetas brasileiros com projeto comum definido? E tu te vês fazendo parte de alguma geração literária?
geração acho q é mais uma coisa de data... não sei . gosto muito dos seres humanos. viviane juguero, juliana wexel, mário pirata, adriane mottola, minha irmã danielle, vc q tem um trabalho de poeta também... nélson fachinelli era demais mas já é outra geração. nina de almeida também então... quem t ama apesar de teus grandes defeitos, como disse um grande escritor q não lembro o nome.


Recebeu ou recebe conselhos importantes de escritores na tua trajetória? Como foi e é o diálogo com outros escritores, da tua e de outras gerações?
sim de armindo trevisan indiretamente por escrito , de moacyr scliar por escrito, um cara muito legal em poa é o adido cultural francês ronan prigeant- pseudônimo emmanuel tugny. um cara que me incentivou muito e que morreu foi o filho de claudie a dona da livraria francesa de sampa. um outro cara demais é o tavinho paes, do rio e o joão luís de souza , espero não errar seu nome, do corujão poético do leblon , aliás idéia que temos que implantar aki, começa às 11 e vai até às 6 da matina regado a poesia, som e o que mais se quiser. em marajó, tem um poeta que corre todos os fins de tarde no meio da rua principal da cidadezinha, dá voltas, q é um cara muito legal também.


Quanto tempo dedica à leitura de crítica literária? Concorda com a idéia de que ela, nos jornais e revistas, está mais digestivo-introdutória do que analítico-crítica?
dali dizia : a crítica boa ou ruim não muda nada , vc tem q fazer e continuar fazendo até a morte seu trabalho de artista. mas a boa faz bem p o ego, a ruim é boa p melhorar o trabalho. no correio do povo antes existia o caderno de sábado. hoje acho q há pouco espaço no brasil, no mundo, tem que ter mais. mas há O VAIA !!!!


A crítica literária pode influenciar a produção poética de uma geração?
SIM CLARO devia existir mais como o antônio holfeldt no teatro , a bárbara heliodora, etc. o VAIA devia se tornar como a GRANTA de ny, etc.


Muitos poetas hoje apresentam uma versatilidade acadêmica. Eles falam várias línguas, traduzem, fazem ensaios, críticas, resenhas, estudam várias disciplinas. O poeta precisa ser um erudito? Poesia só se faz com muito estudo?
tem um cara que é demais : o kenneth white, ele diz q o poeta/artista deve saber um pouco ou bastante de tudo ; entomologia, química, línguas, etc etc etc aliás ele é um dos escritores favoritos meus , disparado, e um dos que mais me influencia, humildememte.


Como leitor de poesia o que tu achas que de mais importante um poeta tem que expressar em sua poesia?
a beleza, a energia, o amor, o conhecimento, a solidariedade, a abertura de espírito. open your mind and your ass will follow. seu quadril. a força de tudo vem do quadril e da kundalini. tantra yoga.


Qual a relação entre a poesia e técnica? Basta dominar certas técnicas para ser poeta?
ler, ler e ler. como diz lobo antunes, etc.


A poesia tem prestígio no âmbito da nossa cultura?
claro . tenho certeza que sim , entre as pessoa de classe independente da classe. MUITÍSSIMO.


Qual a função social da poesia? quebrar as barreiras sociais linnguísticas e a repressão.
Qual a melhor editora brasileira? E qual a que edita melhor a poesia?
por enquanto acho , que a que fundaremos, senão a age é muito legal. um abraço para todos de lá.


Já participou ou pensa em participar de oficina de poesia? Como ela foi/será?
sim, gostaria, mas muito também da de prosa do assis brasil.


Alguma epígrafe que te acompanha sempre?
solvitur ambulando- se resolve caminhando, viajando- navigare necesse est , vivere non necessere- não sei se tá certo, navegar é preciso viver não é preciso.


O que pensa sobre o jornal Vaia?
DEMAIS! sem comentários. pode ser nacional, mundial , cósmico, interplanetário. pode ter uma editora e uma tv uma produtora de cinema !


Repito uma pergunta que a Clarice Lispector sempre fazia aos seus entrevistados: o que é mais importante na vida pra ti?
o amor em todas suas formas, não existem noramas, só se forem alguams como a benguell.- p quem graças a deus já dei esse poema pessoalmente. a beleza também. o prazer. a felicidade. o saber é demais. o conhecimento. a LIBERDADE.


E porque você escreve?
para comunicar. para dizer tudo que não consigo dizer oralmente. para gravar em pedra o que existe na superfície e na profundidade do ser.
-----
Mais Etienne Blanchard aqui:
eti457.multiply.com

Nenhum comentário: