Monica Tomasi e Luiz Horácio







DUAS VOZES – música e literatura



Com o objetivo de divulgar e debater a produção musical e literária brasileira contemporânea a livraria Nova Roma, em parceria com o jornal Vaia, promove, mensalmente, o encontro de dois artistas (um músico/compositor e um escritor) para conversa, leituras de textos literários e pocket show.
O programa cultural Duas vozes – música e literatura pretende criar um espaço eclético para discussão de idéias, de todos os gêneros, grupos sociais e artísticos, tendo como linguagens a música e a literatura, além de tornar possível discutir e informar, colocando o público em contato direto com os artistas convidados para uma conversa descontraída e informal.
O evento tem duração de aproximadamente uma hora e meia e está dividido em três etapas: comentários sobre a obra dos convidados e breve entrevista; leituras e comentários dos artistas sobre seus trabalhos e participação do público e pocket show com o músico/compositor convidado.
No primeiro encontro – ocorrido em 29/09 - participaram o poeta e jornalista Nei Duclós e o escritor, compositor e músico Cláudio Levitan.
Para a edição de outubro - dia 27/10, sábado, às 1730hs – estão convidados a cantora e compositora Monica Tomasi e o escritor e jornalista Luiz Horácio.
A livraria Nova Roma está localizada na rua Gen.Câmara, 394 (telefone 30134535). A entrada é grátis.
Luíz Horácio, escritor, roteirista, professor de literatura, jornalista. Colabora com os jornais VAIA, RASCUNHO, O GLOBO, REVISTA APLAUSO, entre outros. Autor do romance Perciliana e o pássaro com alma de cão (ed. Conex -São Paulo, 2006). Natural de Quaraí-RS, vive no Rio de Janeiro.
Monica Tomasi, compositora e cantora, tem quatro cds lançados, o mais recente Quando os versos me visitam, de 2007.
Ela é assim
por Eduardo Logullo (jornalista)
“Obstinação, persistência e talento são coisas que costumam dar resultado. A gaúcha Monica Tomasi fincou os dois pés na música desde 1990, quando lançou em Porto Alegre o primeiro disco com o sintomático nome de Eu Fórica. E, assim, intuía que seria compositora e intérprete de qualidade. Seis anos depois ela decide zerar a carreira: desembarca de malas e guitarras em São Paulo. A mudança gerou o 1, CD lançado nacionalmente pelo selo Dabliú e que impulsionou a entrada da faixa Breve Estação na coletânea A Gema do Novo, ao lado de um elenco em que reluziam Rosa Passos, Ná Ozzetti e Chico César. Nada mal para um trabalho de (re)estréia. Na seqüência, o clip de Esse Tal de Samba Enredo, dirigido por Paula Trabulsi, entra na programação dos canais a cabo direcionados a públicos jovens.
A polivalência musical de Monica Tomasi é um dado importante. Como trafegava com absoluta naturalidade por diversos gêneros musicais, recebe o convite para cantar em 1998 no projeto Quarenta Anos de Bossa Nova, no mesmo palco em que se apresentavam os consagrados Alaíde Costa e Johnny Alf. Um ano depois, lá estava ela gravando duas composições da fase rocker de Roberto Carlos para o espetáculo Muito Romântico, de Naum Alves de Souza. Os outros artistas que participavam da trilha se chamavam Lenine, Zeca Baleiro, Chico César e Paulo Moska.
Boas companhias atraem coisas produtivas? Sim. Em 1999 ela participa da quarta edição do projeto Novo Canto da rádio JB FM. No evento é apadrinhada pelo guitarrista, compositor e produtor Celso Fonseca, logo transformado em importante aliado do seu trabalho. Shows com Paulinho Moska e uma série de apresentações com sua nova banda, Monica e os Garibaldos, delineiam profissionalmente os anos seguintes e a levam, em 2003, ao terceiro CD, Idéias Contemporâneas Sobre o Amor, que teve distribuição nacional pela Tratore Discos. Em 2004, pé na estrada. Com Jussara Silveira, Tião Carvalho e Nenê Quarteto, cumpre um extenso roteiro de shows pela região norte e centro-oeste do Brasil, dentro do Projeto Pixinguinha. Suas composições foram bem recebidas pelas platéias de Goiânia, Palmas, Porto Velho, Rio Branco, Cuiabá e Campo Grande. Em 2005 se apresentou em Paris e Buenos Aires.
Constantemente cheia de múltiplas investidas, o quarto CD de Monica Tomasi traduz, com musicalidade, leveza e apuro técnico, uma trajetória de artista contemporânea, assumidamente romântica e, por que não, capaz de produzir evoluções vitoriosas.”



Serviço:
DUAS VOZES – música e literatura
Conversas sobre literatura e música e pocket show com Luiz Horário e Monica Tomasi.
O jornalista e escritor Luiz Horácio e a cantora e compositora Monica Tomasi participam sábado (27/10), às 1730hs do Duas Vozes – música e literatura, projeto realizado pela Livraria Nova Roma em parceria com o jornal Vaia.
Livraria Nova Roma (Rua Gen. Câmara, 394, Centro - 51-30134535 ).
Dia 27, sábado, às 1730 horas. Entrada franca.

Nenhum comentário: