ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

"E se eu te dissesse que esqueci desse mar aberto de dentro de mim? Que só olho pra fora, pras coisas? Que desaprendi irreversivelmente a gostar da solidão? Que eu não me basto? Que nadei pra terra, não quis mais me afogar? Que eu me viciei no auto-boicote, que eu não sei parar, nunca? Que eu só preciso de uma, veja bem, só uma grande idéia? E que talvez ela nem precise ser grande, mas que seja dessas que ninguém ainda teve, sabe? Eu quero uma idéia que ainda não é idéia, ainda não é nada.
E se eu te perguntasse por que meu mar fica cada vez maior toda vez que vejo essa gente? E por que quase todo mundo não passa de lago pequeno e cheio de lodo por dentro? Às vezes até por fora, olhando bem, consigo ver um pouco de lama em seus olhos. Eu vejo tanta lama no mundo.
E o que preenche um mar, sabe me dizer? O que vence a pressão e chega bem lá no fundo? Quem tem fôlego pra mergulhar assim? Pra onde é que foram os submarinos? Cadê as coisas à prova d’água? E as pessoas? Cadê a água? Só vejo o lodo saindo dos olhos e das garras.
E se eu te contasse que nada sei de rios, mares e lagos? Que o lodo é exterior, mas é o que mais compreendo? Que de compreender tanto tenho medo que se torne algo de mim? Que eu não sei o que fazer, vezenquando, com tanta água? Que às vezes quase mato afogado quem não pediu uma gota sequer? Que essa água me escapa, em muitas e muitas horas, e escorrega pelos olhos sem parar? Já transbordei tanto...
E se te confessasse que tenho este mar em mim desde sempre e ainda não aprendi a navegar?
"
---
Mary Farias. Mais aqui http://a-loca.blogspot.com/

13 comentários:

m. disse...

obrigada pelo espaço :)

Marilice Costi disse...

Gostei muito do teu texto. Vou mostrar para os alunos de minhas oficinas. Rico, denso, metafórico, parte de dentro e de fora, de todos, ambíguo, perdido como nós, os humanos. Sempre em busca da (in)exata compreensão.

Anônimo disse...

o blog está muito legal. a extensão do jornal que tenho em mãos e que guardo com carinho, prá reler e aprender.. deixo a voces uma dica de uma excelente poeta : Eliane Alcantara :
http://www.eliane_alcantara.blogger.com.br/. Quando puder,confiram> Já o meu blog estará tb sempre à disposição. touché : http//poetasdeguarulhoseoutrosversos.zip.net. ..Agradeço o envio do Jornal Vaia nº 23. Abraços e boa semana ..touché

Daniela Mendes disse...

Que alegria descobrir gente poeta!

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Wireless, I hope you enjoy. The address is http://wireless-brasil.blogspot.com. A hug.

CoisasdeMaria disse...

Po ta na hora de atualizar esse blog aeee tche!!
Kisses

Letícia Losekann Coelho disse...

Belo o texto! Forte com palavras densas.
Abraços

Fanzine Episódio Cultural disse...

O Episódio Cultural é um fanzine bimestral (2 mil exemplares), distribuído gratuitamente na região sul de Minas Gerais. Segundo o editor, Carlos Roberto de Souza, o objetivo é divulgar todas as manifestações culturais e as pessoas (profissionais ou não) que nelas atuam gratuitamente:
Poemas, contos, livros, escritores, cinema, teatro, esporte, moda, folclore, Artes Plásticas, grafiti, música, bandas, curiosidade, turismo... Entre em contato e participe...Divulguem-se!

Contatos;
Carlos (editor)
(35) 3295-6106 (Machado-MG)
machadocultural@gmail.com
http://www.fanzineepisodiocultural.blogspot.com

nydia bonetti disse...

Achei isto bonito demais...

Unknown disse...

Muito lindo mesmo. No final da leitura, tive a impressão de ter completado um ciclo...

Anônimo disse...

Muito bom, pena que o blog dela só é aberto para convidados!

Anônimo disse...

Si, probabilmente lo e

Fanzine Episódio Cultural disse...

“IX CONCURSO PLÍNIO MOTTA DE POESIAS”

A Academia Machadense de Letras (Machado-MG / Brasil) comunica a realização em novembro de 2013 de seu IX Concurso de Poesias. A taxa é de R$ 5,00 e as inscrições terminam no dia 14 de agosto de 2013. Gostaria de Participar?
Para receber gratuitamente o regulamento em arquivo PDF, entre outras informações, entre em contato através do e-mail: machadocultural@gmail.com


Obs (PS): O tema é livre e aberto para todos de Língua Portuguesa e Espanhola